Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

O dia Internacional em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento Sindical, e a data escolhida foi em decorrência do acidente ocorrido nos EUA em 1969 que matou 78 trabalhadores em uma mina do Estado da Virgínia. Desde 2005 a data existe também no calendário oficial nacional.

No Brasil, a cada 49 segundos ocorre um acidente de trabalho. Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018, o país registrou neste período 4,7 milhões de acidentes de trabalho. Nesse período também ocorreram mais de 17 mil acidentes fatais.

O Rio Grande do Norte registrou cerca de 3.700 casos de acidentes de trabalho em 2018. Destes, 2.486 ocorreram no próprio ambiente de trabalho. Ainda foram registradas 18 mortes em razão destes acidentes. Os números foram divulgados pela Delegacia Sindical RN do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.