1° de maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora por um Brasil mais justo!

Todo trabalho deve ser adequadamente remunerado, exercido em liberdade, equidade, segurança, e capaz de garantir vida digna. Esses são os preceitos básicos para aquilo que se denomina trabalho e emprego decente.

O conceito se apoia em quatro pilares: os direitos e princípios fundamentais do trabalho, a promoção do emprego de qualidade, a extensão da proteção social e o diálogo social. Sabemos que para essas condições de trabalho serem a realidade dos postos de trabalho é necessário a organização e a luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

Nos últimos anos, no entanto, com o franco ataque que as entidades sindicais sofreram de sucessivos governos de direita e extrema direta no Brasil, a classe trabalhadora brasileira viu parte de suas conquistas mais relevantes perderem força.

Uma das primeiras medidas estruturais postas em marcha por Temer foi a Reforma Trabalhista, que alterou mais de 200 pontos da CLT, modificando o conjunto de leis que protege os trabalhadores, e abrindo espaço para ampla precarização dos postos de trabalho.

A flexibilização aguda dos direitos trabalhistas, salários menores e pouca margem para negociação, deram a tônica da reforma. Um dos pontos principais foi a permissão para que as empresas tercerizem as atividades-fim.

Ato

Com o lema “1° de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora por um Brasil mais justo”, o ato será, mais uma vez, realizado de forma unitária entre a CUT, Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central de Trabalhadores Brasileiros (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central de Sindicatos Brasileiros (CSB), Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e Pública.

O 1° de Maio é organizado em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Em Natal, a concentração será na Praça Cívica, as 8h, seguida de caminhada com grupos percussivos até a Estátua de Iemanjá, na Praia do Meio.

Em Mossoró as atividades se iniciam no dia (30/4) com Ato Unificado as 16h, na Praça do Pax.

#diadotrabalhador#01demaio#porumbrasilmaisjusto#sindáguarn