Sindágua/RN intensifica campanha contra PL 4162/19

O governo federal tem pressa e vem pressionando o Senado para que o Projeto de Lei 4162/2019, que privatiza a água e o saneamento, seja colocado em votação. Muitos senadores, alinhados com o empresariado privatista, também defendem a votação e aprovação urgente do PL, se aproveitando do caos geral gerado pela pandemia do coronavírus. Se isso acontecer, vai colocar em risco todo o setor de saneamento do país, o que inclui Sergipe, pois acabará, entre outras coisas, com o subsídio cruzado (mecanismo em que os municípios mais ricos financiam, em parte, as obras de saneamento nos mais pobres).

O Sindágua/RN tem feito um trabalho de conscientização da sua base para a importância do convencimento dos três senadores potiguares. A ideia é chamar atenção da categoria para o perigo que representa esse PL 4162 e a pressão que estão fazendo para votá-lo, se aproveitando do período de pandemia, em que as pessoas estão desmobilizadas e preocupadas com o vírus.

Desta forma será intensificada ainda mais esse trabalho, para que não só a base envie as mensagens, mas familiares e amigos também, porque essa é uma questão que interessa a todos, já que saneamento básico e um direito humano universal, segundo a ONU.

Não se pode deixar que a proposta seja aprovada, sob risco de ver as companhias de saneamento públicas, como a CAERN, serem privatizadas e a água e o esgotamento sanitário passarem a ser mercadorias, não direito da sociedade.

Confira aqui os contatos dos senadores potiguares