Primeira Rodada de Negociação do ACT 2019/2020

Hoje, dia 09/05, foi realizada a primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020. Ocasião em que a CAERN apresentou o panorama geral dos dados de arrecadação e despesa da Empresa. É inegável que as negociações foram iniciadas em um contexto tenso em virtude da luta contra a tramitação da Medida Provisória 868/18 no Congresso Nacional.

A Comissão dos Trabalhadores ouviu e ponderou os dados financeiros apresentados pela representação patronal requisitando o arquivo para uma análise mais detalhada. Ainda foi requisitado os gastos com contratos dos prestadores de serviço uma vez que não houve o detalhado estas despesas.

A primeira rodada de negociação ainda foi a oportunidade para debater sobre algumas questões que embora não estejam em discussão no Acordo Coletivo, inquietam os trabalhadores, tais como: ponto e jornada dos leituristas, racionalização das horas extras e escala de trabalho.

Ao final da reunião a CAERN apresentou sua primeira contraproposta ao Acordo Coletivo na qual, após uma breve análise, a comissão dos trabalhadores avaliou que deve ser muito melhorada Empresa. Foi a pior proposta da Companhia dos últimos anos, pois foi oferecido apenas 2% de reajuste salarial extensivo para sete das cláusulas econômicas (veja  Primeira proposta ACT 2019-2020).

A próxima rodada de negociação está marcada para a próxima quarta-feira, dia 22/05, às 9h, na sala de reunião da presidência da CAERN.