Congresso terá continuidade no início de 2023

O 3º CTAERN – Congresso dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Meio Ambiente no Estado do Rio Grande do Norte terá continuidade no início de 2023. Como os trabalhos de alteração do estatuto social não foram concluídos dentro do prazo estabelecido pelo edital de convocação da Assembleia Geral Extraordinária publicado no dia 20/10/2022, o presidente da mesa diretora Vicente de Paula Dantas Gomes colocou em votação e por unanimidade dos delegados congressistas aprovaram que o Congresso terá continuidade em uma nova data a ser definida a partir de janeiro de 2023 ficando a comissão organizadora a se reunir para definição da data e horário para continuidade do Congresso.

O Congresso, realizado no auditório da Assec – Associação dos Servidores da Caern, foi um show de organização e assertividade em seus objetivos os quais esteve destinado a cumprir. Logo na abertura, dia 16/11, o debate mediado por Paulo Leão (assessor jurídico da CAERN) envolvendo Cláudio Gabriel (mediador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE) e George Câmara (advogado e dirigente sindical) abordou a conjuntura do movimento sindical dentro dos novos desafios da classe trabalhadora, em especial a categoria do saneamento e meio ambiente. Neste momento de reflexão e ação, o Sindicato reforma o seu estatuto de modo adequar a esta conjuntura. Apresentação cultural ficou por conta do Coral Som das Águas em uma noite histórica da categoria. Tudo foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube sindical (TV Sindágua/RN).

No segundo dia do Congresso foram ministradas duas palestras. A primeira envolveu uma importante explanação sobre “Os desafios da CAERN e seus trabalhadores frente o alcance das metas de universalização do saneamento no RN” ministrada pelo engenheiro Sérgio Pinheiro. A segunda teve como tema “Missão, visão e valores do sindicato” proferida pela dirigente do Sindipetro/RN (Sindicato dos Petrolheiros), Fátima Maria Oliveira Viana (Fafá Viana), já dentro dos trabalhos de alteração estatutária, foi uma abordagem mais didática sobre o que ser e fazer uma entidade sindical.

O restante da programação seguiu com intensos debates e encaminhamentos dos grupos de trabalho envolvendo a alteração estatutária. Não foi uma tarefa fácil para os delegados congressistas uma vez que o estatuto social da entidade sindical se encontrava há 21 anos sem alterações. A reforma estatutária não está conclusa, porém a expectativa é que, com a continuidade e conclusão deste trabalho no início do ano que vem, o sindicato esteja com o seu estatuto modernizado e antenado com as demandas de sua categoria.

CLICK AQUI PARA VER AS FOTOS DO 3º CTAERN

ATA DO 3º CTAERN