O Sindágua/RN adere a campanha de prevenção ao Câncer de Mama

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem o intuito de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

A recomendação do Ministério da Saúde, é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Apesar da recomendação do ministério, 40% das mulheres brasileiras nessa faixa etária não realizam mamografia, de acordo com o Inquérito Nacional de Saúde realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma ferramenta de suma importância de empoderamento da mulher frente à própria saúde, porém, não substitui a mamografia, por exemplo.

Veja os sintomas principais do câncer de mama:

Caroço (nódulo), geralmente indolor;

Pele da mama num tom avermelhado ou parecida com casca de laranja;

Surgimento de alterações no mamilo ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas);Dor na mama ou mamilo.

Procure uma unidade de saúde do seu bairro e realize os exames de prevenção.