CUT apoia população de Extremoz em defesa da empresa de distribuição água SAAE

A Central Única dos Trabalhadores apoia a população de Extremoz em defesa da empresa Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

A população deu um recado direto e claro ao prefeito Joaz Oliveira (PR) e a Câmara Municipal de Extremoz: o SAAE é o maior patrimônio da região e a água é vida, um direito do povo, não pode ter dono. Por isso, foi realizado um protesto na última terça-feira (10), pelo Sindágua/RN no centro da Cidade, no qual contou com a participação dos trabalhadores da Autarquia Municipal, professores da rede de ensino local, movimento estudantil, políticos e moradores.

A medida foi considerada arbitrária pelos participantes do ato público, uma vez que a população não foi consultada sobre os destinos do SAAE de Extremoz. De fato, o prefeito Joaz enviou o projeto de lei para a Câmara Municipal onde, em uma sessão tumultuada, na qual não obteve se quer o quórum previsto, acabou aprovada pelos vereadores presentes.

A revolta da população local é que quando candidato Joaz disse ser contra a privatização ou concessão do SAAE faltou compromisso do gestor local e a transparência na condução do processo. Vereadores locais, que também participaram do protesto, dizem que vão tomar todas as medidas legais cabíveis ao caso.

Soma-se a indignação da população local a falta de segurança pública, educação de qualidade, atrasos no pagamento de salários de servidores e assistência precária à saúde. O movimento foi amplamente divulgado pela imprensa estadual, inclusive por várias emissoras de TVs.

A CUT e a direção do Sindágua/RN continuará na luta junto a população em defesa do SAAE de Extremoz, ao acesso à água cuja qualidade é uma das melhores do Brasil e ao respeito aos direitos fundamentais da população.

Fonte: CUT/RN