Sindágua/RN garante direitos dos leituristas da CAERN

A direção do Sindágua/RN, juntamente a comissão de leituristas, argumentaram junto aos gestores da CAERN e conseguiram a manutenção do pagamento das 8 horas extras aos sábados. A deliberação foi tomada na tarde de ontem, dia 04/07, em reunião que envolveu a representação dos trabalhadores e da Empresa que ainda deliberou pela formação de uma comissão composta por ambas as partes para discutir e implementar a normatização dos procedimentos de leitura da Companhia em todo o Estado.

A representação dos trabalhadores apresentou dados e fatos que mostraram a dura realidade diária dos leituristas. Entre as quais: exposição as intempéries, acometimento de doenças laborativas e falta de pessoal para o desenvolvimento das atividades. Algumas das sugestões encaminhadas foram a necessidade de realização de concurso, necessidade de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual – EPI e Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC e contratação de uma empresa especializada na prevenção de doenças relacionadas as Ler/Dort.

Após a exposição dos trabalhadores, um ponto de reivindicação foi atendido pela CAERN: a manutenção do pagamento das 8 horas extras aos sábados. Este ponto vinha deixando os leituristas apreensivos foi garantindo, pois foi mostrado que se trata de um direito da categoria.

Ao final do Encontro foi ainda deliberado a criação de uma comissão mista (trabalhadores e empresa) para discutir e implementar a normatização da leitura envolvendo entre outros aspectos: quantidade de recibos entregues, distância percorrida, ergonomia e equipamentos de EPI e EPC.

Parabéns aos companheiros de luta leituristas que se mantiveram firmes com o Sindágua/RN na defesa de seus direitos. A unidade e determinação dos trabalhadores aliados ao entendimento e respeito mútuos entre empregados e gestores da CAERN são fatores essenciais para resolução dos conflitos.