Assinatura do ACT 2018/2020 encerra Campanha Salarial

O apoio e a confiança dos caernianos garantiram ao Sindágua/RN a força para barrar os ataques e manter todos os direitos e benefícios históricos da categoria.

A direção do Sindágua/RN assinou hoje de manhã, dia 27/08, o Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2020. O ato realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região encerra a Campanha Salarial marcada pela grande mobilização da categoria em todo o Estado pela defesa de seus direitos e conquistas.

O ACT 2018/2020 garante a manutenção de todas as conquistas históricas da categoria com avanços salariais compatíveis e, em muitos casos, até melhores do que muitas empresas de saneamento a nível nacional. O Sindágua/rn levou as negociações com muita seriedade e compromisso. Seguiu os trâmites legais, sem trazer prejuízos aos seus Trabalhadores e conquistando a manutenção das cláusulas econômicas que serão negociadas anualmente e das sociais por dois anos.

É importante destacar que com a assinatura do Acordo Coletivo, os Trabalhadores não sentirão os efeitos imediatos da reforma trabalhista. Essa é uma importante vitória, diante de um cenário de retirada de direitos e desmonte das Empresas Públicas. Tão logo o ACT seja de fato homologado pelo TRT, o Sindicato estará disponibilizando o documento pelo seu site e redes sociais.

A luta não pode parar
Após o encerramento da Campanha Salarial deste ano, a categoria tem o compromisso de barrar a privatização e os ataques do governo Temer traduzidas pela MP 844/18 do Saneamento – A MP da Sede e da Conta Alta. As ameaças de privatização se intensificaram nos últimos
meses.

Tentam convencer a população que a Medida Provisória vai melhorar a qualidade do serviço prestado pelas empresas de saneamento. Isso não é verdade! O pacote da maldade da MP da Sede e da Conta Alta altera a Lei do Saneamento; Aumenta as tarifas de água e esgoto; Prejudica os municípios menores; Impede a universalização dos serviços e obriga os municípios a privatizarem seus sistemas de água e esgoto.

Por isso é importante a conscientização da população para a situação pela qual passa as empresas de saneamento, em especial a CAERN, com campanhas e mobilizações em prol do saneamento básico público e de qualidade no Brasil. Na próxima quinta-feira, dia 30/08, será o Dia Nacional de Mobilização contra a MP da sede e da Conta Alta com a realização de um ato público às 14h, em frente a sede administrativa da Empresa. Será a oportunidade da categoria se mostrar unida e com determinação para enfrentar a esta grande batalha que está pela frente.