Sindágua/RN participa da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
O presidente do Sindágua/RN, Ricardo André Rodrigues, participou da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O evento reuniu trabalhadores, entidades sindicais da capital e de municípios das várias regiões do estado, empregadores e representantes do governo, além de instituições da sociedade civil.
O objetivo da Conferência regional foi discutir os desafios e ideias voltadas ao aperfeiçoamento das relações trabalhistas no estado e no país. As propostas formuladas serão levadas à etapa final, marcada para 4 de março de 2026, em São Paulo.
De acordo com o Diagnóstico da Situação do Trabalho Decente no Rio Grande do Norte (2025), a taxa de desocupação no estado é de 7,5%, acima da média nacional (5,8%). A informalidade ainda atinge 39,5% das pessoas ocupadas, enquanto a taxa de formalização chega a 60,5%, ligeiramente abaixo da média brasileira (62,2%).
O levantamento também aponta que cerca de 8,4 mil crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil e que apenas 22% dos trabalhadores domésticos possuem carteira assinada.
Participaram também da cerimônia, a governadora Fátima Bezerra (PT), os secretários Luciano Santos (Assuntos Federativos), Ivanilson Maia (adjunto do GAC) e George Ramalho (Subsecretário do Trabalho). Estavam presentes também Gilberto Carvalho, secretário nacional de Economia Popular e Solidária; Cláudio Gabriel de Macêdo Júnior, superintendente regional do Trabalho e Emprego no RN; Eduardo Rocha, presidente do TRT-RN; Xisto Thiago, vice-procurador-chefe do MPT-RN; Laumir Barreto, diretor executivo da Fecomércio; Irailson Costa, presidente da CUT-RN; e Fernanda Barreto, coordenadora da área de cooperações Sul-Sul e parcerias estratégicas da Organização Internacional do Trabalho.









