Sindágua/RN protocola direito de resposta para a matéria veiculada no Blog do BG
A direção do Sindágua/RN, por meio de suas assessorias de Jurídica e de Comunicação, protocolaram um pedido de direito de resposta para a matéria veiculada pelo Blog do BG no sábado, dia 7 de setembro de 2024, intitulada «Sindicato quer incorporar «privilégios para trabalhadores da Caern» na qual retratava uma visão equivocada da Campanha Salarial dos caernianos.
O pedido foi acolhido e foi publicado na integra conforme nos termos que foi discutido e deliberado pelos dirigentes sindicais e suas assessorias. Trata-se de um trabalho de acompanhamento de informações publicadas na mídia para que não sejam publicadas matérias que distorçam a realidade dos dados e fatos do movimento dos trabalhadores junto a Caern.
DIREITO DE RESPOSTA AO BLOG DO BG
Sindágua luta por respeito e valorização dos empregados da Caern
O Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Meio Ambiente no Estado do Rio Grande do Norte – Sindágua/RN, entidade representativa dos empregados da Caern, está em plena campanha salarial na busca por melhores condições de trabalho e de salários para a categoria. Os caernianos lutam pelo direito a doar sangue, para ter a folga aos que trabalham para a Justiça Eleitoral, por auxílios aos que tem filhos com autismo e outros transtornos de neurodesenvolvimento, bem como, outros direitos que colocam o Acordo Coletivo da Caern entre os piores se comparado as demais companhias de saneamento do Nordeste, nos aspectos sociais. Portanto, não se tratam de privilégios como foi veiculado. Tratam-se de direitos adquiridos ao longo de mais 60 anos de luta sindical.
No aspecto financeiro, a Caern está em seu melhor momento histórico. Então nada mais justo e digno do que valorizar os trabalhadores que diariamente lutam pelo fortalecimento desta Companhia a qual é essencial para o desenvolvimento Rio Grande do Norte. Sem a realização de concurso público, o serviço terceirizado toma conta de atividades fins causando reclamações da população e sobrecarga de trabalho aos empregados da Caern.
Desde maio deste ano, a categoria clama por mais sensibilidade da Caern sem radicalismos e mantendo a porta de negociação aberta aos seus pleitos junto a Caern. Sem alternativas, o movimento procura a intermediação do governo estadual, tendo em vista, que todos lutam pelo saneamento público com a universalização dos serviços de água e esgoto para as mais diferentes regiões do estado.
Sindicato que incorporar “privilégios” para trabalhadores da Caern
O Sindicato dos empregados da Caern (Sindagua) que reúne os trabalhadores da Companhia, com exceção dos engenheiros, vem promovendo uma verdadeira guerra em negociações para reajuste salarial com cláusulas fora da realidade de uma empresa pública que há tempos vem tendo seus serviços questionados pela população potiguar.
Segundo apuração do BLOGDOBG, desde o mês de maio foram abertas as negociações que garantiram a reposição da inflação e ganho real, porém a categoria vem forçando a barra, alheio a situação que vive o Estado que sofre sem investimentos em várias áreas e até mesmo outras carreiras que há anos não tem reposição.
Entre as cláusulas esdrúxulas que o Sindagua tenta aprovar estão o auxílio creche/babá para filhos até 14 anos, mais de 9 dias para licença de interesse particular, até 60% do plano de saúde pago pela empresa, incluindo familiares, e jornada reduzida de 6 horas e trabalhar em escala 3×3, ou seja trabalhar três dias e folgar três na semana.
O Sindicato fez protestos, ameaça paralisar e espera resposta do Governo.
Enquanto isso, a população que pode pagar a conta em meio a essa guerra e a imagem da Caern fica ainda mais arranhada, não sendo absurdo quem defenda sua privatização.
Foto: divulgação.