Açude Gargalheiras volta a sangrar após 13 anos

Construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no dia 27 de abril de 1959, o Açude Gargalheiras é o atual protagonista das cenas que despertam no nordestino o sentimento de esperança. Após 13 anos, o referido açude, localizado no município de Acari/RN, voltou a sangrar, na noite da última quarta-feira (03/04).

Na cidade houve até comemorações com festas, fogos e orações. Há dias, muitas pessoas aguardavam o vertimento nas margens do açude, que formou até uma cascata, fenômeno conhecido popularmente como “véu de noiva”. Um espetáculo a parte, que chama atenção e é objeto de inúmeros registros fotográficos por aqueles que estão a contemplar a cena.

O Gargalheiras é o açude mais famoso da região do Seridó Potiguar. Tem capacidade total de 44.421.480,00 m³. A área no seu entorno é um dos 21 geossítios relacionados no Mapa Geoturístico do Seridó Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

MAIS INFORMAÇÕES

No ano passado, o Açude Gargalheiras foi reconhecido como patrimônio cultural, histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte. Dos primeiros estudos até a construção final do açude, foram mais de 50 anos. Além disso, o reservatório ainda foi palco para gravações de filmes e até hoje é considerado um verdadeiro monumento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *