Abril Verde

Neste mês aconteceu a campanha “Abril Verde”, que tem como intuito trazer à sociedade questões relacionadas sobre a segurança e saúde do trabalhador brasileiro. O movimento tem como símbolo o laço da cor verde, que corresponde à Segurança no Trabalho.

Essa mobilização é necessária para tratar sobre as vítimas de acidentes e doenças do trabalho, com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.

Como o movimento surgiu?

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estabeleceu, em 28 de abril de 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, devido a um acidente grave que aconteceu em Virgínia, Estados Unidos, por volta de 1969, provocando a morte de 78 funcionários.

Brasil

Dessa forma, o Brasil começou a utilizar em 2005, o mesmo dia para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais, por meio da Lei nº 11.121/2005. Além disso, há o dia 7 de abril, que representa o Dia Mundial da Saúde.

Por esse motivo, o mês de abril tem sido ideal para refletirmos a respeito dos cuidados com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos os trabalhadores. Além do que, existe a necessidade de avaliar a importância de empresas e governos investirem na segurança e na prevenção de acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *