Outubro Rosa: Um Toque de Prevenção é Essencial

Mais uma vez chegou o mês de Outubro e com ela a tradicional cor Rosa de uma das campanhas de saúde mais importantes do Brasil. O Outubro Rosa volta novamente a promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama.Como em todos os anos, a Secretaria de Saúde e a Associação Amigos da Vida unem-se por essa causa com uma programação voltada aos cuidados com a Saúde da Mulher!

Por que a conscientização é importante?

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Em 2018 a estimativa do INCA foi o surgimento de 59.700 novos casos.Esses números mostram porquê essa conscientização é importante. O Outubro Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico.O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor.

Como é feito o diagnóstico para o câncer de mama?

A detecção precoce é uma forma de prevenção e visa a identificar o câncer de mama em estágios iniciais. Existem duas estratégias de detecção precoce: o diagnóstico precoce e o rastreamento. O objetivo do diagnóstico precoce é identificar pessoas com sinais e sintomas iniciais da doença, primando pela qualidade e pela garantia da assistência em todas as etapas da linha de cuidado da doença. O diagnóstico precoce possibilita terapias mais simples e efetivas, ao contribuir para a redução do estágio de apresentação do câncer.

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só é feita por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia. O material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico.

Como prevenir?

Ainda segundo o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

Praticar atividade física;

Alimentar-se de forma saudável;

Manter o peso corporal adequado;

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

Amamentar;

Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.