A luta pode e deve continuar

Prezados Trabalhadores em saneamento e Meio Ambiente,Ontem, dia 24 de junho de 2020, foi o aprovado no Senado Federal o PL 4162/19 que trata do Novo Marco Regulatório Nacional do Saneamento. Porém não foi sem resistência.

Enviamos 1317 mensagens aos parlamentares de todo o Brasil, ajudamos a financiar a luta nacional contra o PL, fizemos nossas mobilizações em todo Estado, entramos em contato pessoalmente com senadores e deputados federais para que o projeto fosse retirado de pauta. Infelizmente venceu o capital com os interesses corporativos de grandes multinacionais.

Na prática o Projeto de Lei abre precedentes para a privatização do tratamento da água e esgoto em todo o Brasil. Perdemos a batalha, mas não a guerra. Entendemos que para além da luta pela universalização do saneamento o momento exige de todos nós uma nova estratégia em defesa pela preservação de direitos e das conquistas e pela manutenção dos postos de trabalho.

Para tanto estamos abertos para o diálogo junto aos SAAEs e a CAERN para a construção das medidas pertinentes para a continuidade do serviço público e de qualidade para a população carente principalmente das periferias das grandes cidades e do e das regiões áridas do estado. Vamos manter o equilíbrio espírito de luta e a cabeça erguida e dar o nosso melhor neste momento em que a sociedade precisa de nossa parcela de sacrifício neste momento de pandemia.

Ricardo André Rodrigues

Diretor Presidente do Sindágua/RN