LIVE DO ONDAS: O CORONAVÍRUS NO ESGOTO – PESQUISA EPIDEMIOLÓGICA E RISCO DE TRANSMISSÃO

Quais as eventuais implicações sobre a saúde humana em relação à ocorrência do novo coronavírus no esgoto das nossas cidades?O ONDAS convidou destacados pesquisadores brasileiros para esclarecer ao vivo o que se sabe sobre os riscos de exposição ao novo coronavírus e rever as ações mais importantes relacionadas ao setor de saneamento.

O que se sabe sobre o tempo de viabilidade e a infectividade do vírus no esgoto nas condições reinantes no Brasil?Como a COVID-19 se disseminará em assentamentos com populações de baixa renda, elevada aglomeração humana e atendimento precário pelos serviços de saneamento, como vilas e favelas?

Quais são as perspectivas da pesquisa em desenvolvimento na academia brasileira para produzir mapas epidemiológicos a partir das informações sobre a ocorrência da COVID-19 no ambiente e, em especial, no esgoto sanitário?

O quão importante é reforçar a colaboração entre os diferentes grupos que fazem pesquisa no Brasil, somando esforços para tentar responder às muitas perguntas cientificas que a pandemia da COVID-19 nos impôs?

Venha refletir com o ONDAS sobre essas questões na próxima quarta-feira, dia 27, às 17 horas. Contaremos com a participação do Professor Doutor Léo Heller, pesquisador da Fiocruz e relator da ONU para os direitos humanos à água e ao saneamento, e do Professor Titular aposentado da UFMG Carlos Chernicharo, pesquisador coordenador do INCT Etes Sustentáveis. A engenheira sanitarista Patricia Borja, Professora Doutora da Universidade Federal da Bahia e associada do ONDAS, fará a mediação do evento.

Participe: facebook.com/ondas.observatorio