28 de abril em memória às vítimas da Covid 19

Em todos os anos, o dia 28 de abril é marcado por reflexões sobre os acidentes e doenças no trabalho que acontecem no Brasil e pela importância de melhores condições de segurança aos trabalhadores. Neste ano, em especial, a data é uma homenagem às vítimas da Covid-19 e aos familiares e amigos dos trabalhadores de serviços essenciais, que arriscam a sua saúde para organizar o funcionamento da sociedade.

A data também é de luta contra as condições de trabalho adversas que estão na origem dessa tragédia social. “Este 28 de abril não pode ser como em outros anos, pois enfrentamos uma crise sanitária que está levando os sistemas de saúde ao limite com milhares de mortes. É preciso denunciar a ofensiva contra os direitos dos trabalhadores vinda do governo e legislativo que alimenta a possibilidade de mortes, doenças e acidentes com a diminuição da necessária proteção social e na execução do trabalho.

Segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o Brasil registra uma morte por acidente do trabalho a cada 3 horas e 40 minutos. Já os acidentes de trabalho ocorrem a cada 49 segundos, dados que estão aquém da realidade devido à grande subnotificação.

Neste momento, o movimento sindical redobra sua luta para garantir segurança e prevenção contra a doença no ambiente de trabalho. Na crise sanitária é necessário defender a classe trabalhadora, denunciando o que seja preciso e exigindo o cumprimento das normas legais principalmente durante a pandemia. É preciso dar garantia de proteção de todos e, acima de tudo exigir respeito às pessoas com uma gestão humanizada onde a o ser humano esteja em primeiro lugar.

Origem da data 28 de abril

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.