Previna-se contra o CORONAVÍRUS

O Sindágua/RN aconselha que todos os trabalhadores sigam as orientações para a prevenção do coronavírus.

A CAERN e SAAEs também estão tomando suas decisões para prevenir a doença. O melhor remédio contra o coronavírus é a informação.

Saiba mais sobre o Covid-19

O que é?

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias, descoberto em dezembro/2019, após casos registrados na China.

Como é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação é de pessoa para pessoa, por gotículas respiratórias ou contato com alguém infectado.

Quais os sintomas e tratamento?

Febre, tosse e dificuldade para respirar!

Ainda não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete.

• Usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

• Evitar o contato próximo com pessoas doentes.

• Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo ou com o antebraço.

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

No Brasil

O Brasil tem ao menos 234 casos confirmados. O Ministério da Saúde disponibilizou um app com informações sobre o Coronavírus como dicas, mapa de unidades de saúde e uma avaliação rápida sobre os sintomas. O app está disponível para Android e iOS.

Nome do App: Coronavírus – SUS

Fique atento

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Entenda a diferença entre Covid-19, resfriado e gripe

O novo coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes como resfriado e gripe. Por causa dessa condição, muitas vezes pacientes podem se confundir em relação à sua condição, o que pode gerar problemas, minimizando um cuidado necessário à prevenção contra a pandemia que assola o mundo e o Brasil.

Para esclarecer as diferenças, o Ministério da Saúde elaborou materiais de divulgação explicando cada uma das síndromes e como os sintomas se manifestam. No caso da febre, por exemplo, a ocorrência dela é comum em casos de Covid-19 e de gripe, mas rara em resfriados.

Os espirros são comuns em resfriados, mas raros tanto em gripes quanto em Covid-19. O nariz entupido aparece frequentemente em resfriados, às vezes em gripes e, raramente, em casos do novo coronavírus. A dor de cabeça é rara em resfriados, comum em gripes e pode surgir em infecções pelo novo coronavírus.

Quando uma pessoa estiver com sintomas correspondentes à Covid-19, é importante seguir as orientações do Ministério da Saúde e procurar um posto de saúde para obter orientação médica quanto às medidas.

corona_sindromesrespiratorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *