Em sessão solene, Câmara de Natal homenageia os 50 anos da Caern

“Esta é uma noite muito especial, pois celebramos a história de uma instituição que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos potiguares, integrada aos setores de saneamento básico e antenada com fatores sociais, econômicos e ambientais”. Foi com essas palavras que a vereadora Nina Souza (PDT) deu início, na noite destanesta quinta-feira (28), a uma sessão solene na Câmara Municipal de Natal para homenagear os 50 anos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Na ocasião, personalidades que participaram da trajetória da empresa receberam diploma meritório pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Ao longo de sua jornada, a Companhia vem paulatinamente avançando na sua missão de promover saúde e desenvolvimento ao povo potiguar. Recentemente, tem conquistado destaque até no cenário nacional entre as empresas de saneamento. Em 2013, a Caern passou a integrar o ranking da revista Exame, da Editora Abril, listada entre as mil Maiores Empresas do país. Hoje, chega aos 50 anos atuando em um momento de grande esforço para ampliar os serviços na área de saneamento básico no RN, principalmente nos índices de cobertura do esgotamento sanitário na capital e interior.

“Destaco o valioso trabalho da Companhia em situações de seca no nosso estado, que mostra seu comprometimento com a vida das pessoas das regiões mais atingidas, levando água para a sobrevivência da população. Em tempo: Natal está prestes a se tornar uma das primeiras capitais do Brasil a ser 100% saneada através do esforço da Caern. São 165 sistemas de abastecimento de água distribuídos em 153 municípios, além de cerca de 2.500 colaboradores, sempre com o objetivo de prestar o melhor serviço para o povo”, afirmou a vereadora Nina Souza.

Em seu discurso, o presidente da Caern, Roberto Linhares, reforçou o compromisso social da empresa. “São 50 anos de trabalho consolidado na prestação de serviço de um bem essencial para a população. Trata-se de um dos maiores ativos do Rio Grande do Norte. Estamos todos muito felizes pela homenagem do Legislativo natalense porque mostra o reconhecimento do povo de Natal com as ações desenvolvidas ao longo de cinco décadas”.

Por sua vez, o engenheiro Sérgio Pinheiro, ex-presidente da Caern, lembrou que o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988. “O consumo ou uso da água sem o tratamento adequado leva a quadros clínicos críticos ou até à morte. Em Natal, a instituição desenvolveu diversos sistemas para levar qualidade de vida para as comunidades com seu qualificado corpo técnico. Certamente, a Câmara Municipal de Natal faz justiça ao reverenciar este patrimônio do povo”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Meio Ambiente (SindáguaRN), Ricardo André Rodrigues, falou do seu orgulho de representar milhares de profissionais espalhados em todas as regiões do estado. “É uma imensa responsabilidade defender quem trabalha com a água, um patrimônio sem o qual ninguém vive. Parabéns para a Caern pela contribuição para o desenvolvimento da nossa sociedade”, declarou.

Na sequência, Sidney Azevedo, presidente da Associação dos Servidores da Caern (ASSEC), explicou que o saneamento básico é parte da infraestrutura de um país. “O saneamento incorpora os serviços de água potável, esgotamento sanitário, coleta de lixo e drenagem urbana, amplamente associados à saúde pública. Portanto, a Companhia monitora os meios onde a população se encontra e o impacto na saúde, por meio de seus agentes”.

Fonte: Câmara Municipal de Natal