Outubro Rosa: você precisa se tocar

Em todo o mês de outubro, acontece a campanha Outubro Rosa para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate à doença e a importância do diagnóstico precoce, de combate e prevenção ao câncer de mama. O Sindágua/RN apoia a campanha, sendo a atenção à saúde uma de suas bandeiras permanentes.

Até o final deste ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 800 novos casos da doença no estado, sendo um terço só em Natal. Segundo estas projeções, 50% dos novos casos serão diagnosticados já em estágio avançado, o que dificultará o tratamento e a consequente possibilidade de cura dos pacientes. Só nas unidades da Liga Contra o Câncer, em 2017, foram diagnosticados 702 novos casos da doença. Já em 2016, foram 692 novos casos.

O câncer de mama é uma doença silenciosa e agressiva causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns com desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas.

O exame da mama é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em mais de 90% dos casos, neste que é um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres e que corresponde a 29,5% dos novos casos da doença a cada ano no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este ano a expectativa é de 59,7 mil novos casos no Brasil, sendo este tipo de neoplasia a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo.

A mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária. Ainda de acordo com o INCA, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos.

Iniciando o mês de outubro, várias entidades e instituições promovem atendimento gratuitos.

>>> Sesc/RN oferece marcação de exames de mamografias e preventivos gratuitos no Partage Norte Shopping (Zona Norte de Natal). Os agendamentos podem feitos, na loja do Sesc no Partage (2º piso) até às 16h, e depois, até o dia 16, na unidade móvel na mesma data que iniciam os atendimentos. É necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência (original e cópia).

>>> O Sesc/RN arrecada cabelos para elaboração de perucas destinadas às mulheres em tratamento quimioterápico. Os cortes gratuitos serão feitos de 01 a 16/10, em parceria com o Senac/RN no Partage Shopping de Natal e Mossoró.

#OutubroRosa #SindáguaRN #SomosTodosCaern