Greve Nacional da Educação

No dia 15 de maio acontecerá, em todo país, a primeira grande mobilização dos trabalhadores em educação contra as medidas adotadas pelo governo Bolsonaro. Na data haverá a realização de Ato Unificado que, em Natal, será realizado às 15h, em frente ao Midway Mall.

A Greve Nacional da Educação se posiciona especialmente contra os cortes de investimentos na educação básica e superior e contra o desmonte da previdência e da aposentadoria – consequências de uma possível aprovação da PEC 06/2019, em tramitação na Câmara dos Deputados.

A Greve Nacional foi convocada pelas centrais sindicais e trata-se de um dia de luta. Atualmente, são muitas as urgências, vide: os sucessivos cortes nas políticas educacionais (cortes que vão desde o ensino básico até as bolsas de pesquisa) e a ameaça de acabar com a vinculação constitucional que assegura recursos para a educação (Fundeb e outras políticas); o patrulhamento ideológico nas universidades e a ofensiva da Lei da Mordaça; a perseguição ao pensamento crítico com enxugamento de verbas para os cursos de filosofia e sociologia nas universidades; o viés privatista e sectário que fomenta as políticas de vouchers e a educação domiciliar; a agressão à gestão democrática e à autonomia das escolas através da militarização escolar; etc.

A participação de todos é, portanto, de extrema importância neste momento. A Greve Nacional da Educação se configura ainda como atividade precursora rumo à Greve Geral da classe trabalhadora que está agendada para o dia 14 de junho.

Junte-se na defesa da Educação.