Entenda como a MP do Saneamento prejudica diretamente a população e os municípios mais pobres

A MP do Saneamento (MP 844/18), que pode ser votada ainda esta semana no Congresso Nacional, deixa municípios pequenos ainda mais desassistidos.

Ilustração: Água, sua linda

Água, sua linda,  explica de forma bastante didática, veja:

“A população de mais de 5 mil cidades brasileiras fica prejudicada; sem abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo… os rios que também passam pela cidade grande ficam cada vez mais poluídos.

A falta de saneamento afeta a todos, é um risco para a saúde pública, para o meio ambiente e também para a economia. Que ideia de desenvolvimento de país é essa em que 90% das cidades não terão condições de garantir a universalização do saneamento básico? É básico.

A mudança na lei:
1⃣ tira a autonomia das prefeituras em decidir entre a operação direta, contratada ou consorciada com vizinhos;
2⃣ obriga o chamamento público para demonstração de interesse do setor privado na prestação dos serviços de saneamento;
3⃣ impacta diretamente no subsídio cruzado, o que possibilita que municípios menores tenham acesso aos serviços públicos de saneamento básico;
4⃣ por lógica de mercado, a iniciativa privada tende a se interessar somente por cidades grandes e ricas.

ALERTAS:
❗Ou entendemos saneamento de forma nacional, ou o esgoto e o lixo da maior parte do Brasil continuará indo para os rios e oceanos. Estamos todos conectados.

❗Ao desestruturar o setor público, o governo também dificulta o repasse de recursos para os municípios pequenos.”

A FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – está nessa luta em defesa do saneamento público e de qualidade para toda a população!

A Medida Provisória que reformula o setor de Saneamento (MP 844/18) foi assinada por Michel Temer em 6 de julho/18 e, na prática, ele prevê a privatização do saneamento. A medida já recebeu o ‘apelido’ de MP da Sede e da Conta Alta.

Essa medida se encontra, agora, no Congresso Nacional para ser votada. A  FNU  é contra a MP e ao lado de outras entidades que integram a a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental  – FNSA – é signatária de dossiê sobre os impactos  que as mudanças na lei 11.445/2017 que regula o saneamento no país causará ao setor.

Leia aqui: DOSSIÊ SANEAMENTO MP 844

 

Fonte: FNU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *