Para que serve um sindicato?

Para que serve o sindicato? Uma pergunta que nem sempre é retórica e que é relativamente frequente entre os trabalhadores e trabalhadoras das mais diversas categorias. As respostas podem ser diversas, mais ou menos politizadas, mas podem ser sintetizadas numa única frase: o sindicato serve para lutar por direitos, pelos seus direitos.

Nem sempre a luta concretiza-se em conquistas. Nem sempre as ações por melhores salários e condições de trabalho dignas são vitórias nos embates anuais com os patrões, durante as negociações coletivas. Em tempos de crises, a relação capitalXtrabalho desnuda-se e o capital mostra sua natureza perversa, para a qual o trabalho é mero instrumento de acumulação.

Mas, ao contrário do que possa parecer, quanto maior a crise, mas necessária a união e a organização da classe trabalhadora, que passam, necessariamente, pelos Sindicatos. Isso vale para qualquer categoria, incluindo as categorias dos trabalhadores e trabalhadoras intelectuais.

Em tempos de desmonte da CLT, de legalização das relações precárias de trabalho, de fragilização do Estado Democrático de Direito, os Sindicatos tornaram-se ainda mais necessários. A contrarreforma trabalhista, foi também uma contrarreforma sindical e teve como principal objetivo diminuir a força dos sindicatos, para impedir a resistência dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil às mudanças impostas.

Por isso, mais do criticar o seu Sindicato — e eles são passíveis de críticas — é preciso fortalecê-lo. Se você ainda não é sindicalizado, sindicalize-se. A construção e o fortalecimento dos Sindicatos é coletiva e, agora mais do que nunca, precisa da participação de todos e todas. Valorize o seu sindicato, porque é ele quem defende seus direitos!!! Filie-se!!!

Fonte: Fenaj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *