quinta-feira, 05 de outubro de 2017

Todos pelo Velho Chico
Em Petrolina e Juazeiro, evento em defesa do Rio São Francisco une organizações, movimentos e sociedade civil nesta sexta (06.10)

SINDAGUARN.COM.BR
Secretaria de Comunicação do Sindágua/RN

Chamar a atenção da sociedade e dos dirigentes públicos para a necessidade de preservação do Rio São Francisco. Este é o objetivo do Ato Cultural “Todos pelo Velho Chico”, que será realizado nesta sexta, 06, em Petrolina e Juazeiro.

Durante o evento, serão realizados shows musicais, manifestações culturais diversas, prestação de serviços públicos, além de depoimentos e manifestos de apoio ao Rio São Francisco. O ato está sendo organizado em parceria com Movimentos Populares, Entidades de Classe, Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), Igrejas, ONG’s, Representantes e Dirigentes Públicos, Setor Agrícola, Pecuário, Turístico, Comercial, Governos estaduais da Bahia e de Pernambuco, entre outros.

Segundo a organização, que tem a frente a Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE), a atividade tem início, às 15h, com uma concentração na Concha Acústica, ao lado da Catedral, em Petrolina. Após saudação da Frente Parlamentar em defesa da Chesf e do Rio São Francisco, os participantes irão em romaria, com barcos enfeitados, atravessar o Rio para se juntar aos demais participantes em Juazeiro, onde acontecem as atividades culturais e as prestações de serviços e os shows das diversas atrações musicais. “A ideia é realizar um grande evento unindo as cidades que possuem uma relação histórica com o Rio. Juazeiro, Petrolina e Sobradinho, bem como todo o Vale do São Francisco encontram-se em áreas estratégicas e, mais que isso, as cidades possuem uma simbologia”, explica Raimundo Lucena, Presidente da FRUNE.

Programação e Atrações - A partir das 16h já haverá, no espaço onde fica o Vaporzinho, serviços públicos da secretaria de saúde de Juazeiro (glicemia, medição de pressão arterial e outros serviços). A secretária de Ação Social vai orientar os cidadão sobre o programa Bolsa Família. Já a Secretaria de Meio Ambiente realizará a distribuição de mudas. Paralelamente, haverá espaço infantil, fanfarras, exibição de trabalhos escolares relacionados ao Rio, apresentações teatrais e manifestações culturais. O evento vai contar com a participação de artistas regionais, representantes públicos e membros da sociedade que lutam, defendem e preservam o Rio São Francisco. A atração principal ficará por conta de Targino Gondim e sua banda, que tem uma identidade grande com a defesa do Rio São Francisco. Antes dele, entretanto, os participantes irão desfrutar do som animado dos meninos do Matingueiros e do grupo Percussivo Baque Opará. Eclético, o Ato terá Jazz regional com o Outrio. João Sereno e Sandro Cordas completam as atrações. “Procuramos montar um repertório de atrações diversificada, mas todas com uma identidade regional. O público irá ter um evento de qualidade musical ímpar, aliado uma dose de cultura nordestina e bastante sensibilização sobre a importância de preservação do Velho Chico”, destaca Fernando Neves, diretor da Frune. Governadores nordestinos presentes – Na última semana, o governador do Piauí, Wellington Dias, em audiência com os dirigentes da Frune, garantiu presença no evento. Rui Costa, Governador da Bahia e Paulo Câmara de Pernambuco definem nesta segunda, 02, a presença. A ideia é ter todos os governadores presentes. Os gestores nordestinos inclusive enviaram uma Carta ao Presidente Michel Temer se manifestando contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) que, caso se concretize, terá impacto negativo na preservação do Rios São Francisco e Parnaíba e, sobretudo, na economia da região.

As Frentes Parlamentares (Nacional e Regional) em defesa da Chesf e do Rio São Francisco estarão presentes neste evento. A frente foi instalada por iniciativa do deputado Danilo Cabral (PSB/PE). Na Assembleia Legislativa do estado, o grupo foi formado por iniciativa do deputado Lucas Ramos (PSB). O objetivo da frente é mobilizar a sociedade e o Legislativo contra a privatização do sistema elétrico brasileiro e defender o Rio São Francisco. “Esperamos fazer uma grande mobilização em defesa da Chesf e do setor elétrico brasileiro. Toda atenção à questão é urgente, pois a privatização anunciada pelo governo federal significa também a privatização do Rio São Francisco e isso não podemos permitir”, disse Danilo. Para Lucas Ramos, desfazer-se de um patrimônio dos brasileiros por R$ 20 bilhões para encobrir um déficit de R$ 59 bilhões que o sistema Eletrobras acumula é “uma prova da incapacidade do governo federal”.

O novo colegiado recebeu o apoio de 30 deputados estaduais para ser criado e também integram a frente Rodrigo Novaes (PSD), Odacy Amorim (PT), Laura Gomes (PSB) e Zé Maurício (PP), entre outros que unidos, já somam mais de 400 parlamentares nas esferas federal e estadual dos estados. A Frune e a CNU, em nome do Movimento amplo em defesa do Rio São Francisco, convida a população de toda região para prestigiar o evento. “Esta é uma oportunidade para cada cidadão do nordeste, em especial os da região do Vale do São Francisco, que tem amor pelo Rio manifestar seu sentimento e, dessa forma, chamar a atenção do país para a preservação do Velho Chico”, frisou o presidente da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), Paulo de Tarso.

 

   
Mais informações?
Entre em contato com o SINDAGUARN.COM.BR, mande seu recado, envie sua crítica ou sugestão. Enviar.